Novos estilos: varanda ao redor da casa – dicas, passo a passo

Confira quais são os cuidados necessários e os benefícios que esta parte da residência proporciona

O estilo de cada residência pode dizer muito sobre a personalidade de seus moradores, o que se reflete principalmente quando temos o privilégio de construir uma casa, quando as características da arquitetura têm relação direta com as visões de cada pessoa.

Um detalhe importante a ser pensado na construção de uma casa é a possibilidade de erguer uma varanda ao redor da residência. Conheça alguns exemplos possíveis, e a indicação de benefícios e características desta parte da casa.

Por que construir uma varanda ao redor da casa?

Não faltam motivos para se optar pela construção de uma varanda em volta da casa. Amplia-se a área útil e social da residência, cria-se um ambiente ainda mais acolhedor – é possível lembrarmos de casas com varandas ao redor, e com grandes reuniões de família – e um espaço disponível para o lazer das crianças, e também dos adultos.

Tipos de varanda

Há diversas opções de varandas, com um alpendre que apenas proporcione a cobertura da frente da residência, ou que esteja todo à sua volta.

A varanda de dois lados, com a construção que se estende na parte da frente e na parte de trás da casa, é uma das opções. A varanda nos quatro lados da casa é a que caracteriza principalmente as construções em estilo rural, proporcionando um ambiente mais aberto aos moradores.

E por fim, há também a varanda três-quartos, que envolve a parte da frente da casa, e os dois lados. Apenas a parte de trás não tem varanda, e está direcionada para uma área aberta, como um jardim ou pátio.

Aliadas na proteção da casa

Além de tudo, a varanda ao redor da casa é um ótimo exemplo de proteção para as janelas e paredes, contra o excesso de sol e chuva. A proteção para as paredes é importante para se evitar a infiltração, e no caso de janelas de madeira, prolonga-se a durabilidade do material.

Há ainda uma função que ajuda na boa disposição dos elementos da residência. As varandas ao redor da casa são ótimas opções para a cobertura da lavanderia e da cozinha, também ajudando na proteção destas partes da residência.

Há desvantagens?

Caso não haja atenção aos detalhes da construção, podem acontecer problemas relacionados à ventilação da residência. Se a varanda for muito baixa e larga, a casa pode ficar mais abafada. O cuidado com a largura e altura da cobertura da varanda também deve ser observado para evitar-se que a casa fique escura.

Como decorar as varandas 

Após certificar-se da estrutura, aproveite para verificar os detalhes da decoração de sua varanda. Plantas, cadeiras e mesas, vasos e esculturas de barro ou cerâmica são alguns exemplos de elementos que tornam a varanda ainda mais bonita e alegre.

É importante o cuidado com a disposição dos objetos, de forma a permitir uma livre circulação dos residentes.

Veja alguns modelos de varanda abaixo:

varanda varanda2 varanda3 varanda4 varanda5 varanda6 varanda7 varanda8 varanda9 varanda10 varanda13 varanda14 varanda15

 

Vale explorar o que uma varanda ao redor da casa pode proporcionar ao ambiente familiar. E aproveitar as dicas para a construção, ou mesmo para a reforma de sua residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *