Questão de cálculo: o tamanho da garagem em relação ao tamanho dos veículos

Detalhes importantes que devem ser avaliados na construção e no arrendamento de uma residência

Construir ou alugar uma residência, sobrado ou casa térrea, exige uma análise das características da construção e os tamanhos dos cômodos.

Não é diferente com a estrutura da garagem, que deve ser avaliada de acordo com o uso pelos residentes.
Como calcular a inclinação de telhado – dicas, passo a passo

Avaliação prévia

A verificação da planta arquitetônica, quando se planeja a construção de uma casa, ou a análise detalhada ao se procurar uma casa para alugar, são os primeiros passos importantes.

A estrutura e o tamanho dos cômodos da casa são importantes, assim como a análise da garagem da residência, que deve estar de acordo com os veículos dos residentes.

Como calcular o tamanho ideal   

Em primeiro lugar deve-se definir a estrutura com base na quantidade de carros que ela suportará, e então definir o tamanho da garagem de acordo com a largura e o comprimento dos veículos. A tarefa não é fácil, principalmente quando se tem mais do que um veículo, pela diferença nas medidas.

É necessário também, quando possível, fazer o cálculo com base nas medidas previstas do veículo com as portas abertas ou fechadas. Por exemplo, se um carro tem 2 metros e meio de largura, quanto será necessário para manter uma das portas abertas, dentro da garagem? Ao menos 3 metros devem ser deixados disponíveis, neste caso.

Diferentes ângulos de cálculo

Também é necessário calcular a distância de segurança do portão e do acesso à casa, após estacionado o veículo, e se a garagem é aberta ou fechada. Pensar nos retrovisores, e em um espaço relativo de manobra também é indicado.

Para facilitar o cálculo do tamanho ideal da garagem, sites de marcas de automóveis geralmente disponibilizam as medidas de largura, comprimento e demais informações sobre os veículos, que podem ajudar no processo.
Lajes nervuradas – dicas,beneficios, passo a passo

Diferenças dos veículos

Dimensões e formatos distintos dificultam a tarefa, principalmente quando se é necessário trocar de veículo após já residir em uma casa com determinadas dimensões de garagem.

Neste caso, é preciso avaliar a decisão no momento da compra de um novo veículo.

Garagem em prédios

Para os moradores de apartamento os problemas não são diferentes – e podem ser ainda piores, quando os residentes têm direito a apenas uma vaga, mas o número de veículos da família é maior.

Segundo o Conselho de Engenharia, atualmente não existem normas para prever o espaçamento das vagas , mas há uma medida adotada pelas construtoras de prédios: 2,30m² de largura, por 4,50 m² de comprimento.

Também neste caso é necessário pensar no espaço de manobra, no aumento das dimensões com os retrovisores, na distância entre um veículos e outro, e até mesmo em detalhes como o tamanho do portão de entrada da garagem.

Devido a isso, a sugestão é pensar nos espaços necessários, para o melhor o planejamento no momento de adquirir uma casa ou apartamento, e também no momento de comprar ou trocar o veículo da família.

Veja algumas fotos de garagem abaixo:

garagem garagem2 garagem3 garagem4 garagem5 garagem6 garagem7 garagem8 garagem9 garagem10 garagem11

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *