Parede com umidade e infiltração. É possível resolver?

As dicas e os cuidados necessários para solucionar o problema de infiltração e umidade.

Quando pensamos na estrutura de uma casa, o indevido isolamento da água gera alguns dos problemas mais comuns e que demanda esforços para a resolução. Trata-se da umidade e infiltração, que podem atingir tanto as paredes internas, como paredes localizadas na parte de fora de uma construção, principalmente – mas não só – no período de chuvas.

Confira alguns cuidados que podem ser tomados para se evitar ou solucionar este problema.

Identificando o problema

A umidade e a infiltração podem danificar a estrutura de uma casa. Identificamos o problema quando a pintura da casa começa a ficar escura. Pode ainda ocorrer o bolor, o descascamento da pintura e a formação de bolhas. É necessário agir com rapidez, para se evitar maiores problemas, e o primeiro passo é identificar o motivo que originou o problema.

O problema da umidade pode ocorrer a partir da água presente no solo, que chega até às paredes pelo fato de os materiais da estrutura da casa serem porosos.

Há ainda outras origens possíveis, como os vazamentos que ocorrem nas calhas ou telhas quebradas, que podem levar a uma infiltração, e posterior umidade.

Prevenção. Quais os cuidados necessários?

Para evitar que estes problemas atinjam as residências – sejam elas recém-construídas ou não – são necessárias algumas medidas preventivas. O contato com os vizinhos, por exemplo, é importante para serem obtidas informações prévias sobre o terreno e sobre a possibilidade de problemas futuros – ao se mapear a existência de lençóis freáticos, por exemplo.

Tão importante quanto é a utilização de um impermeabilizante na argamassa que será utilizada para rebocar a construção e na estrutura da casa, incluindo as paredes, mas também o contrapiso e a fundação.

Como resolver o problema?

Após já instaladas a umidade e a infiltração, é necessário raspar o reboco para que se resolva o problema. Após a raspagem, aplica-se um impermeabilizante.

Mais detalhes para ajudar a solucionar o problema

Ao ser iniciada a construção de uma casa, é necessário estarmos atentos a diferentes detalhes para problemas como inflitração e umidade serem evitados. A escolha dos materiais utilizados em uma casa é importante. Por exemplo, os blocos de concreto são os que irão absorver menos umidade, sendo os mais indicados nas obras. Também é preciso verificar o caimento das lajes e a instalação das calhas.

Soluções de profissionais

Outros tratamentos, um pouco mais caros, e que devem ser exercidos por profissionais especializados, também são possíveis. A cristalização é um dos exemplos em um tipo de impermeabilizante é injetado na parede e que, em contato com a água, forma cristais.

A argamassa polimétrica é mais uma opção. Aplicada diretamente sobre os tijolos, a mistura de polímeros acrílicos com o cimento é ainda mais eficaz na resolução dos problemas de umidade.

Atenção às construções e reformas

Acima de tudo, é necessário que sempre seja feita uma análise junto a profissionais habilitados, se possível, desde o início da construção. Mas, uma vez instalado o problema, agir com rapidez e buscar as soluções mais viáveis e que evitam o reaparecimento da umidade e da infiltração são as principais atitudes que os moradores devem considerar.

Veja alguns exemplos de umidade e infiltração:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *