Dicas de como fazer o muro ou alicerce da sua casa

Se você fez um curso básico de alvenaria, tenho certeza de que você tem duvidas de como construir o muro da sua casa não é mesmo? Pensando em você, vamos ensinar de maneira simples como você pode fazer o muro da sua casa. Você acha que a construção de um muro é simples? Consiste apenas em colocar várias fileiras de tijolos com cimento batido em linha reta fechando aquele determinado espaço? Errado, um muro quando não é feito por profissionais pode trazer muitas dores de cabeça.

Como Assentar Azulejo – Dicas, Fotos, Passo a Passo
Como nivelar o terreno de uma casa? dicas, passo a passo

Aprenda de forma simples como construir um muro

Antes de iniciar a construção do seu muro é preciso escolher qual o material que você irá utilizar na vedação, ou seja, quais serão os materiais utilizados na vedação do seu muro, como: Bloco de concreto, tijolo comum, tijolo furado ou placas de concreto pré-moldadas.

Se não existe pretensão de rebocar o muro, escolha os blocos de concreto com acabamento lateral liso, pois permite um melhor acabamento, sem contar que fica muito mais bonito.

Já os tijolos comuns são escolhidos quando o muro será rebocado e pintado. Por isso, escolha peças que sejam de boa qualidade e possua paredes espessas. Um erro muito comum neste momento é que normalmente opta-se pelo tijolo que possui o menor preço apenas por pensar que é apenas um simples muro.

Você sabia que o muro é a parte de uma construção que está sujeita a mais intempéries, como: chuva, sol, vento, calor e umidade de forma constante.

Já as placas de concreto ou como são conhecidos pré-moldados, são utilizados quando o principal objetivo é a economia ao invés da estética da construção. Lembrando que os pré-moldados não permitem um fino acabamento. Para amenizar esse quesito, o mercado já possui algumas opções com textura, como o tipo tijolinho.

Muros de arrimo

É preciso ter muito cuidado com eles, não faça muros sem que haja o planejamento do muro de arrimo. Devido aos níveis da futura obra, o muro não pode ficar mais baixo que o aterro que foi previsto em projeto, pois senão você terá que construir um novo arrimo interno, ou senão terá que aterrar a alvenaria de vedação, é onde ocorre o risco de desmoronamentos.

Uma dica muito importante é esperar o muro de arrumo se acomodar com o próprio aterro, para que depois possa ser feito o muro de alvenaria sobre ele. Após a carga do aterro, o  muro de arrimo sofre um pequeno deslocamento, que não pode ser absorvida pelo muro.

Cuidados

O primeiro cuidado básico é jamais confiar naquele amigo que diz que ajudou muitos amigos construindo seus muros ou ainda naquele mestre de obra que diz que nenhum muro dele nunca caiu, pois o seu muro pode ser o primeiro.

Agora que você já sabe o que fazer para construir seu muro, mãos à obra, busque um profissional experiente e competente, escolha corretamente os materiais para o seu muro e depois aguarde o resultado certo de que fez as melhores escolhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *