Muro de arrimo ou muro de sustentação

Em muitas obras realizadas no país, existem muitos diferentes termos orais e variações linguísticas sendo utilizados pelos pedreiros e demais trabalhadores no dia a dia de um trabalho, com isso vamos falar sobre os termos, muro de arrimo ou o termo muro de sustentação, cujo é o muro edificado ao analisar o desnível do terreno, antes mesmo de levantar as paredes da casa, falamos mais sobre a necessidade do muro de sustentação nas construções.
Concretagem – como fazer, materiais utilizados, dosagem, dicas, passo a passo
Parede com umidade e infiltração. É possível resolver?
Como nivelar o terreno de uma casa? dicas, passo a passo
Muro de Arrimo ou de sustentação, é o muro construído antecipadamente ao início da construção das obras , esse muro é construído na hora de nivelar o chão do terreno no caso do desnível do terreno for de baixo relevo, o muro construído será ao redor do barranco de terra desnivelado, é praticamente a primeira etapa da construção, o muro serve na hora do aterramento de desnível, o muro é construído para impedir o deslize de terra em algum terreno vizinho.
A quantidade de material usado na hora da construção do muro, depende da profundidade do desnível do terreno, varia de centímetros a metros.
Quanto maior o desnível, maior a quantidade de terra utilizada, e consequentemente maior será sua durabilidade e sustentação.  Geralmente esse muro é feito de concreto armado, mas os mais utilizados são de blocos de cimento, a melhor forma de resolver o nivelamento da obra, é consultando um engenheiro, pois ele é quem vai determinar a quantidade de terra utilizada, a sua pressão e resistência que o mesmo deverá ter.
Muito útil no nivelamento do terreno, é o aterramento, mas ele não deve ser usado como base para sua construção, portanto ao iniciar as construções a partir do terreno, observe se vai haver de precisar erguer estacas de madeira ou colunas de ferro para o alcance do solo original, para dar consistência ao material. Explicando com outras palavras, muro de arrimo é praticamente um muro de preparação que da nível ao chão do terreno.
                       Outras serventias

Podemos chamar o muro de arrimo ou sustentação de muro de isolamento, pois ele não só serve para impedir que o deslize de terra do desnível caia sobre o terreno vizinho.
Serve para isolar terrenos protegendo de pessoas com más intenções, podem se usar muros com tacos de madeira, de concreto, pedras sobre pedras, o quão for útil e forte, mais protegido fica seu terreno, dos seres humanos invasores sem teto.

Como não construir

Muitas pessoas constroem coisas sem saber procedências nem técnicas de nada, pois saiba que até para levantar muros precisa de dedicação, detalhismo e muita paciência na hora de assentar cada bloco.
Evite a utilização de muito cimento, tome bastante cuidado com a água quando chove e a terra enxarca, existem cuidados necessários, tire o máximo que puder da água de trás dos muros para aliviar o peso. Existem sistema de drenagem, que drena os muros fazendo com que a água acumule para os lados, com isso é muito importante impermeabilizar os muros para que não haja esse tipo de problema.
Esse muro de sustentação é essencial no começo de qualquer obra que esteja com o terreno em desnível.
E para isolamento de terrenos baldios particulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *