Muro de arrimo ou muro de sustentação – O que é?

Muro de arrimo ou muro de sustentação – Para quem ainda é inexperiente em termos de obra e construção civil, talvez o termo muro de arrimo ou muro de sustentação seja uma incógnita.   Afinal, quando este tipo de construção é de fato necessária? Qual é a sua função?

O que é muro de arrimo ou muro de sustentação

Trata-se de um tipo de muro construído em um terreno a fim de fazer o aterramento dele para nivelá-lo e assim permitir a construção de uma casa. Pode ser considerada a primeira etapa de execução da obra, já que prepara o terreno para o início da construção.

muro de arrimo ou muro de sustentação

Quando o terreno possui desnível, principalmente na frente do terreno, para nivelar será preciso retirar terra. Contudo, quando o desnível é para o fundo ou para as laterais, será necessário inserir terra para criar o nível desejado. Mas ao colocar a terra, é necessário antes delimitar o espaço que esta deverá ficar, para não invadir o terreno alheio. É o muro de arrimo que sustenta a pressão da terra que será compactada ali.

Materiais necessários – Muro de arrimo ou muro de sustentação

Os materiais necessários para a construção do muro de arrimo ou muro de sustentação podem variar muito, pois quanto maior o desnível, maior será a quantidade de terra e de tempo. Em geral, será preciso concreto armado para construí-lo.

muro de arrimo ou muro de sustentação

A quantidade de material deve se pautar pela análise do engenheiro responsável – o cálculo deve considerar a quantidade de terra necessária, a pressão e a resistência que o muro precisará ter.

Muitos materiais são conhecidos para o feitio de muro de arrimo ou muro de sustentação, tais como pneus descartados, concreto ciclópico, pedra, alvenaria com pedra, concreto armado, blocos de concreto ou cerâmica, etc. A opção pelo tipo de material depende do tipo de construção a ser feita, orçamento, necessidade do terreno e até mesmo valor estético.

Aterramento – Muro de arrimo ou muro de sustentação

Quando há o desnível do terreno, o aterramento será necessário, mas não será a base para a construção. Isso porque a base de uma casa deve ser feita em terra firme, já que há vigas e colunas a serem feitas, que necessitam de uma fundação.

Confira outras informações neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *