Muro – É necessário murar uma casa?

Muro – Murar a casa parece mesmo uma questão cultural. Em alguns países como o Brasil usa-se muros para dividir territórios e em outros, como em boa parte dos Estados Unidos, os muros não são utilizados. Seja por uma questão de segurança, estética ou privacidade, murar a casa tem os seus benefícios. Confira!

Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos? Dicas, passo a passo
Dicas de como fazer o muro ou alicerce da sua casa

Para que murar a casa?

Muitas pessoas provavelmente já pensaram em morar em uma casa sem muros. É o que acontece em muitos condomínios fechados pelo país. Em muitos destes lugares, inclusive há regras contra a frente murada da casa. A maioria dos lares brasileiros, por cultura têm a frente da casa murada, bem como as demais proporções do terreno. É uma questão cultural, sendo que a alegação maior é a questão da segurança. Mesmo que a proteção seja mínima, murar a casa protege as pessoas de outras mal intencionadas.

muro

Já quanto à privacidade, ao murar a casa, estamos também nos protegendo de sermos incomodados em nossa casa. Como as casas no Brasil são muito próximas umas das outras, a falta de muro seria um problema.

Delimitação do terreno e o muro

A relação com o vizinho e a área pública são demarcadas ao morar a casa. Muitas vezes, mesmo estando registrado no papel, a invasão do espaço acontece e causa conflitos. Com o muro, muito pode se evitar em termo de confusão neste sentido.

Como murar a casa

Para murar a sua casa, é importante contratar um profissional habilitado, de preferência fazer um projeto com um especialista devidamente inscrito no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Este profissional é quem irá lhe dar as informações de como será feito este processo e quanto de material será gasto.

Para construir um muro, é preciso considerar ainda:

– Condições topográficas, ou seja, tipo de solo (silte, solo argiloso, arenoso, aterro…);

– Posicionamento do terreno (aclive ou declive);

– Tipo de edificação existente (se houver);

– Orçamento disponível;

– Etc.

Os muros podem ser feitos com blocos de concreto de 10 cm x 20 cm x 40 cm.

Pode-se usar ainda um sistema de placas de concreto pré-moldadas. Sua execução é rápida. Os muros de blocos de concreto devem ser subdivididos em trechos de comprimento máximo de 2,80 m (7 blocos de 40 cm). Entre cada trecho, deixe um espaço de 20 cm, onde será feito um pilarete de concreto armado, para a contenção do muro. A construção do muro começa pela abertura da vala da fundação. Sua profundidade vai depender da altura do muro e do tipo de solo do terreno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *