Impactos no meio ambiente na construção civil

Construção Civil e seu impacto no meio ambiente

Poucos sabem mas a construção civil é uma das mais causadoras de impactos no meio ambiente.

No Brasil cerca de 35% dos materiais extraídos da natureza são especificamente para a construção civil, como por exemplo a madeira, pedra, metais, areia, etc.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo

Além dos materiais naturais que são extraídos, cerca de 50% da energia produzida em nosso país é utilizada em nossas residências. Uma grande economia de energia poderia ser facilmente economizada se essas construções utilizassem mais da luz solar ou utilizasse lâmpadas e chuveiros mais econômicos.

Para que possa diminuir o impacto ambiental os engenheiros civis começaram a desenvolver o conceito de construção sustentável.

Construção sustentável

A construção sustentável é um conceito moderno da engenharia civil, que pode ser aplicado desde pequenas casas até grandes prédios como hospitais, fabricas e hotéis.

Os engenheiros e arquitetos estão em constantes reuniões para que possa desenvolver recursos para preservar o meio ambiente e poupar os recursos naturais.

Ai vai um passo a passo de como fazer uma construção sustentável:

  1. Projetos Inteligentes

Os engenheiros e arquitetos começaram a fazer mais projetos inteligentes, onde aproveitam ainda mais as características do terreno e também da natureza, como iluminações naturais como do sol para que possa poupar o uso de lâmpadas quando a construção já estiver finalizada por completo.

  1. Redução da poluição

Uma simples obra civil sempre gera muita poluição. Esta poluição pode ser reduzida e muito através do reaproveitamento de materiais assim teremos uma redução do desperdício e podemos economizar mais no bolso, também o uso de ferramentas e estruturas inteligentes como por exemplo, andaimes de metal que são reutilizáveis ao invés de andaimes que são muito utilizados na construção civil.

Uma outra maneira de economizar e reduzir as poluições é separar as sobras da construção como pedaços de concreto, tijolos quebrados, tocos de madeira, pedaços de ferros, etc. Assim podendo reaproveitar os materiais em outras obras, os que não da para reutilizar e poder ser reciclado é enviado para a reciclagem, e não descartando0 de forma imprudente.

  1. Materiais Ecológicos

O uso de materiais ecológicos é outro principio fundamental na construção sustentável. Temos varias opções de reciclagem como por exemplo, plásticos reciclados, madeiras de reflorestamento e ate concreto reciclado, isto é, concreto reaproveitado de outros edifícios que foram demolidos, como você pode ver são vários os modos de utilizar materiais reciclado, assim aumenta a sustentabilidade de uma construção.

  1. Eficiência Energética

Além de construir uma casa sustentável, a engenharia tente manter uma casa mais sustentável e econômica, uma das formas mais simples de tornar um edifício mais sustentável é através da eficiência energética. Esta economia pode ser alcançada com o uso de lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e melhor aproveitamento do calor e do frio, assim evitando o uso de um ar condicionado.

  1. Aproveitamento da Água

A água é essencial para a humanidade, por isso ela também pode ser economizada, assim garantindo economia no seu bolso e no planeta. Ao utilizar a água da chuva você esta ajudando a si mesmo, ela pode ser utilizada para a lavagem de árias, rega de plantas, lavar o chão ou pode ser utilizadas até mesmo nos vasos sanitários. A utilização de encanamentos maiores torneiras e chuveiros adequados também podem pode contribuir para a economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *