Grafiato – O que é, efeitos, como utilizar, materiais necessários, dicas, passo a passo

Perfeito para decorar ambientes contemporâneos em espaços residenciais, corporativos e comerciais, o efeito grafiato é um procedimento texturizado de pintura que prima pela facilidade, rapidez e economia na sua aplicação.

Pinturas Interna de parede – Dicas,Passo a Passo
Novos estilos: varanda ao redor da casa – dicas, passo a passo

Confira abaixo os materiais necessários e o passo a passo para deixar as suas divisões mais bonitas e alegres!

Materiais necessários:

ü  Fita Crepe

ü  Espátula de Aço

ü  Mexedor

ü  Ferramenta Risca Fácil

ü  Trincha (pode ser substituída por rolo de pintura)

ü  Luvas

ü  Desempenadeira de PVC

ü  Desempenadeira de Aço

ü  Primer Acrílico de cor branca

ü  Graff Rústico de cor branca

ü  Reagente Paint (cor à escolha)

 

  1. Recorrendo à fita crepe, proteja os rodapés, molduras de gesso e paredes laterais antes de iniciar o processo. Não dispense o seu uso, já que ela é útil não só para proteger as partes citadas mas também para um bom acabamento do seu trabalho.

 

  1. Em seguida, dilua uma quantidade aproximada de 5% de água limpa na embalagem de primer acrílico e, com auxílio do mexedor, misture até que fique homogêneo. A aplicação do primer tem por objetivos remover partículas soltas da parede, favorecer a uniformização na massa da parede e potenciar os efeitos da textura.

 

  1. Aplique o primer com auxílio de uma trincha ou, se quiser, com um rolo de pintura – a escolha somente dependerá da sua preferência e do tamanho da sua parede.

 

  1. Em seguida, prepare a massa graff usando um balde e diluindo-a em uma quantidade aproximada de 5 a 10% de água limpa – note que a diluição é essencial para a obtenção do resultado desejado, no entanto você deve acompanhar as indicações expressas do fabricante. A diluição deve ser a mesma em todas as embalagens de textura tipo graff, de modo a evitar manchas posteriores na parede pintada.

 

  1. Aplique uma camada espessa de massa sobre a desempenadeira de aço e distribua-a uniformemente, mantenho a mesma espessura. Aplique a massa de três a quatro metros quadrados, parando e trocando de ferramenta para que se obtenha o efeito desejado.

 

  1. Pressione o pente sobre a massa desempenada de cima para baixo, como se estivesse escovando, e vá descendo suavemente; verá que a massa fica com um aspecto “arrepiado”, efeito comum nesse procedimento. Para a remoção dessas rebarbas, recorra à desempenadeira de PVC e aplique o mesmo procedimento que utilizou com o pente – apenas uma passagem já evidencia o efeito!

 

  1. Retire a fita crepe colocada inicialmente para proteção e visualize o acabamento. Aguarde aproximadamente 48 horas para que a massa seque e, findo esse tempo, coloque novamente a fita crepe de proteção antes de iniciar o processo de envelhecimento da superfície.

 

  1. Dilua aproximadamente 5% de água limpa no Reagente Paint da cor escolhida e mexa até que fique homogêneo, que vai não só conferir cor à parede como também dar um efeito envelhecido. Use uma trincha ou pincel para aplicação do produto, já que ao contrário do rolo (que não preenche todas as lacunas do relevo), alcançam maior profundidade na hora da sua aplicação vertical.

 

  1. Para finalizar – e enquanto a superfície pintada ainda não estiver completamente seca – enrole um pano umedecido e retire o excesso de tinta levemente com movimentos verticais. Desta forma, o revestimento ficará com o efeito aveludado em que a tonalidade ficará mais intensa e brilhante.

Veja abaixo algumas fotos de grafiato:

grafiato grafiato2 grafiato3 grafiato4 grafiato5 GE DIGITAL CAMERA grafiato7 grafiato8 grafiato9

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *