Fazer casa – Compensa ? Aprenda as dicas, passo a passo

Fazer casa para muitos pode ser fácil, mas para outros muito difícil.

Como construir duas casas em um lote ou terreno?

Veja algumas dicas para você que deseja construir 2 em 1.

Fazer  casas em um só terreno pode ser uma tarefa difícil, por isso devem ser levados em conta alguns propósitos: primeiro defina para que utilizara a segunda casa, ex. para um filho ou familiar, para trabalho ou então para alugar. Depois deve ser analisado se seu terreno suporta ambas as casas.

Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo

Casa para alugar

Deseja-se construir uma casa para alugar, que seja as duas ou apenas uma, o importante é a privacidade de ambos.  Deve haver uma separação de uma casa para outra, por exemplo, algumas pessoas constroem uma casa na frente e uma outra nos fundos, e é ruim toda hora uma passando na frente da janela do outro, assim tem que repartir o terreno para que possa satisfazer os moradores e eles terem suas privacidades.

Tamanho do terreno

Um ponto importante esse, pois temos que considera o tamanho do terreno. Ele tem que ser grande o suficiente para suporta duas casas e para que aja duas entradas independentes. Para isso informe seu engenheiro, e veja se a prefeitura considera esses recursos.

Como construir duas casas em um terreno?

Dicas:

  • Faça um projeto considerado as margens mínima exigida pela prefeitura.
  • Tome cuidado com o modelo de casa em L.
  • Defina a garagem de ambas as casas. Hoje em dia muitas pessoas tem um automóvel, por isso as garagens são essenciais.
  • Defina duas entradas independentes.
  • Tenha a certeza que a passagem da pessoa do fundo não vai passa em frente a janela da pessoa da frente.
  • As duas casas tem que ter um espaço para que poderão fazer de lavanderia, e área para secarem roupas, pois se a área deixada for muito curta poderá ser ruim para quem ira morar nas casas.

 

Como construir a casa

  1. Selecione onde será feita a construção

Esta sempre será a primeira etapa, selecione onde desejas morar, leve em conta alguns aspectos que deve lhe ajudar futuramente.

Certifique-se si o terreno que ira comprar esta bem localizado, se esta em um local que lhe agrada, e que futuramente, si desejar mudar será fácil de ser vendido.

Outra questão importante é a inclinação do terreno, sempre opte pelo mais nivelado possível, pois assim você economizara tempo e dinheiro.

  1. Preparação do projeto e toda a documentação necessária

Agora é o momento onde preparamos o projeto de construção, e reunir toda as documentações para que as obras se iniciem.

É necessário um engenheiro ou arquiteto para lhe aconselhar e ajudar você nessa etapa. Ele vai ajudar a definir o projeto, e a área de construção, números de dependências entre outras coisas.

Os projetos arquitetônicos, elétricos, hidráulicos e outros também são questões que o arquiteto cuidara por você. E também tem os cálculos obrigatórios, que somente o arquiteto/engenheiro poderá fazer.

Após isso tudo vá ate a prefeitura obter a aprovação de construção.

 

  1. Instalação da terraplanagem, água e energia elétrica

Após sair a autorização da prefeitura, podemos começar o processo para levantar a casa.

Neste momento iremos fazer o nivelamento do terreno, duma forma que permita uma construção solida e segura. Após ser feito o nivelamento, faça a instalação da água e da eletricidade, essas 3 etapas tem que ser feitas antes de começar a construção.

 

  1. Construção do muro

E o que vai proteger seu terreno e tudo o que a nele. Por isso assim que as instalações forem terminadas inicie o muro imediatamente. Dependendo da regra de sua cidade ou como desejar deve-se  contornar o muro e colocar um portão.

 

  1. Construção dos alicerces

Agora sim, podemos realmente começar a construção. Começa-se pelo esquadrejamento da casa. Esta fase quem devera fazer e o pedreiro, mas sempre é importante verificar como esta o esquadro para que não aja problema de uma casa torta.

Após feito o alicerce, iremos levantar as paredes.

 

  1. Construção do telhado

Esta e a ultima etapa.

Avalie o clima de onde se localiza sua residência para escolher o tipo adequado telhado a colocar e converse com o pedreiro para saber de algumas dicas e os mais em contas.

 

  1. Agora e com vocês, vocês quem decide a pintura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *