Construção sustentavel – conheça tudo sobre esta construção

As construções sustentáveis é uma das formas de se construir uma casa ou edifício harmonizando o mesmo com o meio ambiente. Este tipo de construção procura antes e depois amenizar o máximo aos impactos à natureza, reduzindo assim o máximo dos resíduos que são utilizados como eficiência aos materiais e os bens naturais, como por exemplo, a água e a energia. Além de tudo, é imprescindível a aplicação de materiais recicláveis e que não cause um maior impacto no ambiente, como por exemplo, as madeiras reflorestadas e os tijolos ecológicos.

Concreto bombeado – aprenda tudo sobre
Como limpar porcelanato – aprenda
Como instalar coifa – dicas, passo a passo

As aplicações desse conceito em pauta dos arquitetos após a Crise do Petróleo, dada na década de 1970, amenizando a utilização de energia e procurando as novas formas de utilizá-las. Após um término de crise, o conceito não sumiu, pois a tendência de levar a sustentabilidade cada vez mais à sério só evoluiu a partir de então.

É muito importante se destacar que somente durante a parte do século XX as diretrizes da chamada arquitetura bioclimática foi perdida. Isso porque as construções sempre levaram em consideração como clima, ambiente, natureza, etc. e ainda durante o século XX, iniciou-se uma filosofia dentro da construção civil de quase abandonar dessas diretrizes naturais, dando o crescimento exponencial das cidades. O impacto sobre a natureza nesse século foi muito absurdo e somente a partir de sua segunda metade passou-se a rever essa política e seus impactos.

A década referente a década de 1990 foi imprescindível para a construção sustentável. O conceito de sustentabilidade passou a ter uma força maior junto aos órgãos internacionais e a busca por alternativas mais econômicas e sustentáveis na construção civil se intensificou.

images (2)

Como fazer?

Os prédios e as casas que são sustentáveis devem levar em conta algumas características para assim serem consideradas. O principal deles é o respeito ao ambiente que os cerca, a comunidade e aos recursos naturais.

Em muitas casas, por exemplo, a utilização de madeiras reflorestadas, com selo de certificado, os de painéis de fotovoltaicos, para uso da energia solar, alguns vasos sanitários que possuam redutores de água, estética inteligente para utilizar a luz solar durante o dia e aproveitar o seu calor, para que assim você consiga economizar no ventilador e no ar condicionado, são as formas de deixar a sua imóvel mais sustentável.

Veja a seguir uma lista de alguns produtos para deixar sua casa mais ecológica:

  • Madeira plástica: este tipo de madeira é muito semelhante às madeiras tradicionais, ela pode ser muito vantajosa. Elas são feitas de plásticos reciclado, também são utilizadas como um piso ou revestimento. Por estas madeiras, tem a vantagem de serem imune aos cupins, pragas e tem a menor necessidade de manutenção.
  • Solo cimento: a definição do solo cimento pela Associação Brasileira de Cimento Portland é a seguinte – o material que é resultante da mistura homogênea, compacta e curada de solo, cimento e água em proporções adequadas. O produto resultante desse processo é um material com a base resistência à compressão, com um bom índice de retração volumétrica e boa durabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *