Como construir uma piscina de concreto

Quando são construídas corretamente, este tipo de piscina oferece anos e anos de uso antes de exigir uma manutenção ou reparo. O tipo mais popular de piscinas de concreto hoje em dia é feito com concreto projetado ou gunite, uma mistura de concreto e areia que é pulverizada sobre uma armação de metal.

Como fazer o alicerce da casa – dicas
Concretagem – aprenda como fazer a dosagem, dicas
Parede com umidade e infiltracao ? vejam as dicas

A seguir leia o nosso passo a passo de como construir uma piscina de concreto.

Marque e escave a área do quintal para instalar a piscina de concreto

O buraco onde será instalada a piscina deverá ter cerca de 23 a 31 cm mais profundo do que você deseja, para que assim seja possível instalar o revestimento ao fundo da piscina. Uma borda também deverá ser deixada ao redor do perímetro do buraco para que assim haja um espaço suficiente para a colocação das peças.

Instale o encanamento utilizando tubos de PVC e um material de ligação forte

A sua canalização deverá incluir um dreno no fundo do tanque, assim como uma estrutura necessária para assegurar um fluxo de água seguro pela piscina. Antes de passar para a próxima etapa, consiga um teste do sistema de pressão hidrostática por uma empresa de encanamento profissional para garantir que não haja vazamento.

Faça a instalação da estrutura de aço no contorno da piscina

Cubra todos os lados e o fundo do buraco com vergalhões de aço.

Estes vergalhões servem como se fossem uma moldura para o concreto, que irá garantir assim que a piscina vai manter a sua forma e força por um longo tempo. Coloque assim o aço em forma de grade para que assim ele possa ter uma maior durabilidade. Cada área tem seus próprios códigos de construção em relação à forma como a malha de ferro deve ser instalada, por isso, aprenda as regras para a construção de piscinas de concreto em sua comunidade especifica. Flaming também pode ser incluído nesta etapa para criar escadas ou outro detalhe do interior.

Esborrife a gunite sobre a grade de vergalhões de aço

O gunite deve ser aplicado por profissionais instaladores de piscina ou adquirido através de um fornecedor para o uso por conta própria. As máquinas que aplicam o gunite também podem ser compradas ou alugadas por estas empresas. O gunite é aplicado usando um método de mistura seca, por este motivo, não é preciso utilizar a água.

Depois que o gunite for colocado, ele deverá ser molhado com uma mangueira todos os dias, durante cerca de 5 dias para ajudar no processo de cura.

Acabamento de sua piscina

O acabamento é que irá deixar a sua piscina com uma superfície mais lisa e decorativa. Este acabamento poderá ser feito por pintura, azulejos e mármore.

Coloque um mosaico ao redor da borda da piscina

Este mosaico é a parte em que decora a piscina. Feito isso escolha um material de cobertura que ofereça espaço para caminhar ao redor da piscina. Tanto o mosaico quanto a cobertura são projetados para complementar o interior da piscina e podem ser de concreto, mármore, cerâmica ou pedra. O processo de instalação irá variar de acordo com o material utilizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *