Como pintar uma parede – aplicando selador, massa corrida e pintura – dicas, passo a passo

Se você quer aprender a pintar a casa ou apartamento, com aplicação de selador para iniciar o processo ou utilizar massa corrida para amaciar a parede, você está lendo o artigo correto. Aqui nos iremos te ajudar Como pintar uma parede sem auxílio profissional, da série: “faça você mesmo”.

Pinturas Interna de parede – Dicas,Passo a Passo
Parede com umidade e infiltração. É possível resolver?
Grafiato – O que é, efeitos, como utilizar, materiais necessários, dicas, passo a passo

Não pense que pintar as paredes da sua casa ou do seu apartamento seja um bicho de 7 cabeças, pois não é. Porém a contratação de um profissional da área iria lhe poupar muito trabalho e algumas horas de aprendizado contínuo.

Antes de mais nada, para pintar a sua casa é preciso verificar se as paredes não possuem infiltração, pois caso exista, é melhor procurar um pedreiro para resolver a infiltração antes de realizar a pintura da casa, evitando que você tenha retrabalho.

Para começar a pintura, você precisa ter em mãos a seladora, para evitar novos acontecimentos de vazamentos, fazendo com que a pintura da sua parede estoure. Precisará de uma lata de massa corrida e a tinta escolhida. Para paredes de áreas externas não é aconselhável aplicar a massa, pois essas paredes ficam expostas ao tempo fazendo com que a massa descasque mais rápido se for a tinta por cima da seladora.

Lista de materiais

É preciso especificar direitinho quais serão os materiais que serão utilizados na pintura, para evitar gastos desnecessários:

  • Pincel
  • Rolo
  • Fita Crepe
  • Galão de tinta
  • Seladora
  • Massa corrida
  • Muito jornal

Para paredes internas que estejam cruas, primeiro antes de qualquer coisa é preciso lixar para remover as imperfeições da parede para que então a primeira mão de massa possa ser aplicada para que a parede possa ser lixada novamente e aplicada a segunda mão de massa para que então a pintura possa ser aplicada.

Já as paredes externas são mais simples, pois não será necessária a aplicação da massa corrida, para evitar que a pintura descasque mais rápido. Com as paredes ficam expostas à ação do tempo, aplique a tinta em duas mãos para que ela fique bem homogênea, sem falhas.

Se a sua casa for no segundo andar, será necessário um andaime ou uma escada de longo alcance para que você possa pintar as paredes com segurança. Não se esqueça de utilizar os equipamentos de proteção para caso ocorra um acidente não seja nada grave, pois você estará protegido. Até mesmo no andaime é necessário utilizar os equipamentos de segurança.

Para que a pintura seja homogênea, sem falhas, não se esqueça da época da escola nas aulas de artes onde você aprendia a pintar apenas para uma única direção, evitando que a pintura ficasse falhada. Na sua parede, faça a mesma coisa, utilize o rolo ou o pincel de uma forma sútil, sem apertar muito contra a parede, assim como as passadas devem ser leves para evitar manchas ou bolhas.

Agora é só colocar a mão na massa e renovar a pintura das paredes da sua casa, agora que você viu que é muito simples e não tem nenhuma complicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *