Como levantar uma parede – dicas, passo a passo

Construir uma parede parece ser muito simples, é só colocar alguns tijolos, fazer a massa e colocar um tijolo sobre o outro, simples desse jeito. Porém uma parede mal feita pode dar diversas dores de cabeça. Por isso, este artigo lhe mostrar detalhadamente como levantar uma parede corretamente.

Parede com umidade e infiltração. É possível resolver?
Questão de cálculo: o tamanho da garagem em relação ao tamanho dos veículos
Como construir uma casa com pouco dinheiro ou gastando pouco?

Vamos para a lista de materiais e ferramentas que são necessários para a construção da parede:

  • (1) Talocha
  • (1) Colher
  • (1) Fita Métrica
  • (1) Nível
  • (1) Maceta – instrumento utilizado por pedreiros e escultores para bater no metal
  • (1) Rolo de fio de naylon
  • (x) Blocos ou tijolos que seja necessário para o tamanho da parede
  • (x) Capacetes e luvas suficientes para quem estiver na construção
  • (x) Massa preparada
  •  (x) Metades pequenas de papel

Agora que sabemos o que vamos precisar, estamos prontos para seguir em frente. Agora vamos aprender a construir uma parede:

Com todos os materiais em mãos e os equipamentos de segurança previamente colocados, pegue a talocha e a colher, e coloque uma boa quantidade de massa na talocha e logo depois colocamos esta mesma massa na base do terreno para que ela possa segurar os tijolos ou os blocos de concreto. A massa precisa ser grossa para dar estabilidade ao tijolo.

Agora vamos partir para a montagem dos blocos sob o cimento colocado. Começa-se colocando um bloco em cada extremidade do limite de largura da parede já por cima da massa que colocamos anteriormente, vale ressaltar que a colocação de um bloco em cada extremidade é para que a parede possa ser alinhada. Dando prosseguimento, pegamos no nível e avaliamos o nivelamento vertical do bloco para no caso de estar torto, o que é muito normal ocorrer, para alinharmos corretamente. O processo de nivelamento repete-se no sentido vertical do bloco e assim confirmamos se o mesmo está direito.

Damos leves marteladinhas para alinhar corretamente o bloco na horizontal e colocamos o nível novamente para avaliar o nivelamento da parede nos dois sentidos, tanto na vertical quanto na horizontal. Não esqueça de confirmar no avaliador do nível se está tudo certo.

Com o nivelamento confirmado, pegue o nylon e aplica em toda a volta dos blocos para ligar uma extremidade a outra em seguida verificamos se o nylon está bem alinhado, caso ele não esteja bem alinhado dê batidinhas leves na parte de trás dos blocos. Assim que o alinhamento for confirmado pelo nylon colocamos o fio de nylon entre as metade de papel na parte de cima do bloco com o reforço de uma metade de bloco por cima do papel, para então servir-nos como guia do alinhamento vertical e horizontal da fiada a ser levantada, o processo é repetido na outra extremidade.

Feito isso, segure no tijolo e coloque a quantidade necessária de massa na extremidade, assente o bloco com a parte da extremidade coberta com o outro bloco, repita todo o processo de revestimento da extremidade em outro bloco, coloque novamente junto ao outro que já está colocado, o processo será repetido até completar toda a fiada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *