Como fazer lajes de gesso – dicas

Como fazer lajes de gesso

Com um acabamento mais pratico e com um custo inferior ao de alvenaria, bem equivalente ou superior ao de alvenaria e muito mais rápido de se fazer, ficando assim pronto em até sete vezes mais rápido do que o de costume levaria no de alvenaria.  Sua durabilidade varia muito de qual impermeabilizante você passara depois da instalação, o acabamento pode variar em verniz, resina, cera, liso ou em relevos, que podem ser em sanca, isto é, é um tipo de moldura de parede em que geralmente se dissimula as lâmpadas que iluminam indiretamente o ambiente.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo

Quais as vantagens de um teto de gesso

Uma das melhores vantagens da lajes de gesso é que ele possui isolamento acústico e térmico ao ambiente e não é inflamável. Com o gesso é possível que você disfarce os fios de iluminação e ainda é quase 15% mais leve que os convencionais ( alvenaria ), e pode suportar até dez ( 10 ) quilos. Sua manutenção também é um outro fator que coopera para o seu lado, isso porque fica mais fácil, pois não é necessário fazer muitos buracos na parede, assim a manutenção em vazamentos é mais rápido e não da dor de cabeça para você e seus vizinhos.

Os gessos podem ser utilizados de variados modos, como por exemplo, em placas, ele é o mais utilizado e o convencional. Também tem o tipo acartonado, também muito conhecido como drywall, neste tipo de gesso são utilizadas chapas de de gesso e estruturas de aço galvanizado, isto é, este aço passou por um processo industrial de recobrir o ferro ou o aço com camada de zinco metálico, para prevenir a oxidação, assim ambas são grudadas e parafusadas. Seu custo-benefício é superior, pois é levado em conta justamente porque leva menos tempo que os tipos convencionais, com mais garantia e qualidades superiores às demais técnicas.

Uma ótima qualidade que podemos citar é que por ser um material mais leve e fácil de manusear, o gesso permite que sejam criados rebaixos, desenhos, etc. no forro para que seja feito como enfeites ou também se tornando pontos de luz.

Tipos de forro de gesso

Existem exatamente 4 tipos de forro drywall, são eles os aramado, estruturado, perfurado e removível. Sem contar o ultimo que o próprio nome já diz que é removível, os outros 3 são fixos de uma forma solidas consistentes, com as bordas longitudinais rebaixadas e recebe um tratamento para uniformização da superfície. Já o tipo removível é feito com chapas de bordas quadradas e regulares, isto é, é um tipo de borda rebaixada e que tem um acabamento funcional, uma vez que ela permite ao painel se estender por baixo do perfil de suporte se sobressaindo menos.

Como instalar o gesso

Os forros de gesso são comprados em placas de gesso acartonado. Existem 3 tipos de chapas, as comum (branca e cinza), as verdes que tem um lado coberto por um papel hidrofunge e tem as que tem resistência ao fogo (rosa/vermelha).

Para que possa ser instalado as lajes de gesso é necessário que se fixe perfis de aço galvanizado ou alumínios onde serão fixados os gessos.

Em seguida, corte as placas de gesso nos tamanhos certos com o uso de um estilete, parafusadas nos perfis e recebendo o acabamento em massa corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *