como fazer instalação elétrica residencial

Como fazer instalação elétrica residencial

Como fazer instalação elétrica residencial segura. Siga o passo a passo. Para estas funções exige conhecimento e, sobretudo tem que saber das normas que regulamentam o exercício correto da função.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo

O projetista deve ter domínio sobre as técnicas a serem consideradas quando for realizar o projeto, pois é necessário definir quais elementos utilizar e de que forma eles contribuirão para que alimente as lâmpadas, interruptores e tomadas.

A seguir 4 passos para fazer a instalação elétrica de uma casa.

  • Etapa inicial – projetar a instalação elétrica
  • Calculo e dimensionamento
  • Desenho da instalação elétrica
  • Execução do projeto de instalação.

Vamos começar com o tutorial:

  1. Etapa inicial

Esta fase é muito importante pois é nela onde executaremos os cálculos, dimensionados e desenhados os elementos constituintes. É sempre importante seguir as regras, devemos prestar atenção nos elementos que vamos utilizar e estudar se este elemento é adequado para tal função.

 

  1. Calculo e dimensionamento

Veja a potencia total (W) considerando as potencias mínimas previstas para a iluminação e tomadas.

Calcule o numero de pontos de luz que ira instalar, e as tomadas também, e faça o levantamento das suas potencias também.

Fazer a dimensão do circulo de distribuição que recebe a alimentação da concessionária e o quadro de luz responsável por energizar o interior da resistência.

Defina quantos circuitos terminais você terá que colocar para a alimentação das cargas de iluminação e tomadas. Especifique o valor da corrente nominal em amperes (A) referente a cada um deles.

Com referencia no valor da corrente nominal em cada circuito, especifique a seção reta ou a bitola dos condutores a serem utilizados.

Calcule o diâmetro interno dos eletrodutos no interior dos quais irão ser adaptados os condutores.

Dimensionar os disjuntores a serem utilizados no quadro de medição e no quadro de distribuição.

Escolha quais eletrodutos pretende utilizar.

Localizar se forma adequada os quadros medidor de luz, segundo recomendações da companhia que provê o abastecimento de energia em sua cidade.

Se você pretende construir perto de fortes descargas atmosféricas, como relâmpago, é bom tomar precações e fazer a instalação de um DPS, mas fica a critérios do projetista.

Agora temos que determinar através de simbologia, escolher quais elementos estarão presentes em todas as instalações elétrica e mencione as especificações. Para isso temos que elaborar um projeto pleno que considera a planta baixa do imóvel onde serão acrescentados todos os componentes necessários.

 

  1. Desenho da instalação

Os disjuntores ficaram responsáveis pela proteção dos circuitos, mas para isso devemos esquematizar o quadro de distribuição.

Faça um esboço descrevendo a localização dos quadros de medição e de distribuição, dos pontos de luz, dos comandos e interruptores, tomadas, tudo referente a diâmetro nominal e números devem ser indicados, além da bitola e função de condutores qe percorrem internamente esses eletrodus utilizados. Não se esqueça de fazer tudo de acordo com as regras e normas regulamentadoras .

 

  1. Execução do projeto

Nesta etapa será preciso um eletricista qualificado, para que não haja problemas e não coloque sua família em risco.

  • Fundamento para efetuar na pratica o trabalho propriamente dito.

Montagem de caixa de passagem e ligação como eletrodutos.

Ajustar os condutores.

Fazer a montagem do quadro de medição e distribuição e do eletrodo de aterramento para que possa ter uma proteção maior.

Colocação de tomadas, luz  e interruptores.

Fazer a ligação dos condutores de alimentação.

 

  • Teste a instalação

Não se esqueça de fazer o padrão de entrada com o uso de estruturas de fornecimento de energia por ramal aéreo de distribuição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *