Como fazer escada de concreto – dicas, passo a passo

Como fazer escada de concreto – passo a passo

A escada em certas residências, principalmente em lugares com dois ou mais andares são essenciais, mas nem todos sabem como conseguir uma escada ou como construir uma escada, e é por este motivo que trouxemos algumas informações importantes sobre o passo a passo de como fazer escada de concreto.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo

Passo a passo de como fazer escada de concreto

Uma escada de concreto é algo um pouco difícil de si fazer, exige mais técnica e por isso é preciso ter experiência para realizar o passo a passo para fazer uma escada de concreto. Além da experiência, também é preciso saber fazer um calculo matemático bem preciso e principalmente entender de geometria simples. Para confeccionar uma escada exige um pouco de esforço físico, mas se executada de forma correta, você terá uma escada linda e por muito mais tempo.

A seguir veja o passo a passo de como construir uma escada de concreto:

O primeiro passo é separar o material que será utilizado para fazer a escada e esses materiais de construção são:

  • Carriola (carrinho de mão)
  • Forma de madeira
  • Martelo
  • Pregos
  • Betoneiras
  • Concreto pré-misturados ou ingredientes para o concreto (água, cimento, areia, inertes)
  • Espátula
  • Nivelador de concreto

Agora que já sabemos o que iremos utilizar na construção, podemos começar à fazer o passo a passo da construção da escada.

Como fazer escada de concreto

  1. O primeiro passo é calcular as dimensões dos degraus, por isso é preciso medir as distancias e a largura de cada degrau. Divida a elevação por 18,4 para que assim você saiba de quantos degraus você ira precisar. Esta é uma medida de referencia em construção de escadas. Ao construir a escada, não saia muito do padrão para não violar as leis locais de construção.
  2. Ao construir uma escada de concreto, é preciso ter em mente que: é preciso colocar concreto a alguns centímetros abaixo do nível. A dimensão deve ser igual à da área coberta pela escada. Para calcular a área útil necessária é preciso medir o comprimento e a largura da escada.
  3. Lembre-se de acordo com as regras, a proporção ideal dos degraus deve ter cerca de 18 cm de altura x 27 cm de profundidade. Mas é claro que essas medidas variam de acordo como espaço destinado a escada. Primeiro é preciso calcular a quantidade de degraus para determinar como construir escada.
  4. Para calcular os degraus da escada, é preciso medir a altura do piso até o teto, sem se esquecer de incluir a altura do piso superior. A seguir observe o exemplo, levando em conta que a altura da escada é de 3 metros, some a altura total do piso superior e divida pela altura do espelho.
  5. Como já foi dito anteriormente, confeccionar uma escada não é tão simples como parece, pois é preciso técnicas até mesmo para que a escada tenha extrema segurança. Por isso a melhor dica é contratar um especialista na construção de escadas de concreto para que o mesmo realize o trabalho com perfeição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *