Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos? Dicas, passo a passo

Uma churrasqueira de alvenaria pode ser construída tanto com tijolos comuns como com materiais pré-fabricados, pois como fazer churrasqueira? A churrasqueira jamais pode ser construída próxima de correntes de vento e precisa ser do tamanho ideal para você, adequado a sua altura para que consiga utiliza-la perfeitamente.

Novos estilos: varanda ao redor da casa – dicas, passo a passo
Casa e construção – Como baratear os custos? dicas, passo a passo
Concretagem – como fazer, materiais utilizados, dosagem, dicas, passo a passo

Lembrando que você precisa construir sua churrasqueira de acordo com a quantidade média de pessoas que costumam frequentar sua casa, pois uma churrasqueira pequena, comporta apenas 4 ou 5 pessoas, logo para um evento maior ela não dará conta. Tudo isso precisa ser levado em consideração.

Como fazer churrasqueira ?

Como tudo hoje em dia está girando em torno da economia, nada mais justo do que ter uma churrasqueira econômica, que é aquela que você não corre riscos de ter algum tipo de desperdício, seja ele de carvão ou de material utilizado no churrasco. Se você constrói uma churrasqueira muito grande, você terá um gasto muito maior do que seria realmente necessário.

Não existe mistério no uso de uma churrasqueira, porém existem algumas regrinhas que precisam ser respeitadas para evitar problemas, como:

  • Utilizar argamassa adequada para churrasqueira;
  • Tijolos e placas de cimento refratário ( que são aqueles que absorvem menos calor );
  • Altura e largura da chaminé precisam ser adequadas para ao corpo da sua churrasqueira, para evitar que saia fumaça por todos os lados;

Para quem deseja ter uma experiência mais não tem muita ideia por onde começar, é aconselhável comprar uma churrasqueira pré-moldada, que já vem com todos os requisitos mínimos para um bom funcionamento e você ainda pode cobri-la com tijolos.

Material para a construção de uma churrasqueira

Veja a lista de materiais necessários para a construção de uma churrasqueira, lembrando que dependendo do tamanho, a lista de materiais sofrerá alteração:

  • 600 tijolos
  • 40 plaquetas refratárias
  • 1 saco de 20kg de argamassa para churrasqueira

Quais os cuidados ao construir uma churrasqueira

Muitas pessoas tem o hábito de terminar de realizar algum evento, lavar toda a churrasqueira. Esse é um dos maiores erros, sua estrutura foi feita apenas para resistir ao calor, e não passar por variações drásticas de temperatura.

A churrasqueira precisa ficar protegida chuva para evitar que o tijolo se desgaste ou que alguma parte dela fique corroída. Logo, construa em um local arejado e que seja coberto.

Como realizar o primeiro acendimento da churrasqueira

Coloque ¼ de carvão comum e deixe queimar até o final, depois repita o mesmo processo por 3 vezes, para que você possa ter certeza de que está correto. Este é um procedimento que não deve ser pulado, pois ele completa o processo de cura.

Cuidados com o acendimento da churrasqueira

  • Jamais utilize madeira no lugar do carvão;
  • As placas refratárias não podem ser rejuntadas;
  • Não jogue água na churrasqueira, nem mesmo para resfriar, deixe que isso ocorra naturalmente;
  • Não encha a caixa com carvão, complete apenas 50% do espaço para que a brasa possa subir.

Quando for escolher o carvão opte pelas melhores marcas, pois não existe grande variação de preço e prefira os de eucalipto devido ao paladar que fica na carne ser melhor.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *