Como construir casa – dicas, passo a passo

Quem não tem o sonho de ter sua própria casa?

Existem maneiras diferentes de conquistar. Algumas pessoas compram prontas, outras preferem construir casa, pois além de sair bem mais em conta, você decora e constrói da maneira que preferir, assim vejamos passo a passo para construir casa.
Primeiro de tudo, tenha certeza de que os documentos do terreno esteja em seu nome, esses documentos provam a autenticidade de posse do seu dono.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos?
Como construir uma casa com pouco dinheiro ou gastando pouco?
Parede com umidade e infiltração. É possível resolver?
O elemento primordial para construção de uma casa é a água, antes de tudo verifique ao redor do terreno se há redes de luz e água, ruas de acesso, caimento do terreno, como por exemplo o risco de construir casa em um solo fraco fazendo com que a casa quebra ao meio e cai pela ribanceira. Verificar se há riscos de enchente no local, entre outros.

Planta

Com um lápis e um papel, você pode desenhar o interior de sua casa escolhendo cada cômodo, seu tamanho e no lugar exato em que deseja.
Não esquecendo que você sempre poderá alterar o tamanho dos quartos conforme o crescimento da família.
Documentos

Consulte no CREA quais as exigências da aprovação da planta da sua casa, para que você possa iniciar a obra, Nas prefeituras existem pacotes de lotes prontos, com as documentações aprovadas pelo técnico responsável.

Mãos a obra
Tudo certo com os documentos, vamos por a mão na massa.
Comece com o nivelamento do terreno, ao redor coloque cavaletes marcando sua posição no terreno, pode usar um gabarito ou com tabeiras.

Essa é a principal etapa da construção, onde constrói as paredes em sua posição correta.

O cimento perfeito

Procure usar água, pedras e areias limpas para a mistura de um bom concreto, e conferir a quantidade certa de água no resto dos materiais.
Nem sempre nas construções você tem a ajuda do caminhão misturador de cimento, e acaba ficando por sua conta misturá-los
Para misturar o cimento com as mãos existe uma técnica, espalhando a areia no concreto de uns 15 centímetros, coloque o cimento e com a enxada mistura colocando água e materiais. Lembrando também que você pode comprar o concreto pronto nas lojas de construção.

Levantando muros

Após preparar a argamassa, escolha entre tijolos ou blocos de concreto para as paredes, comece sempre pelas bordas verificando o nível de prumo das beiradas de cada fiada.
Muros construídos, vamos cobrir a casa, escolha entre telhas, lajes e vigotas (ou lajotas). Encaixe as lajotas sob as vigotas e assim vai cobrindo sua casa, terminando chegou a hora da construção do telhado, verifique se há espaço de sobra para a caixa d’água e mãos a obra. Quanto mais distante a caixa d’água aumenta a pressão da água no chuveiro.
Utilize esquadrilhas de madeira ao redor dos vãos onde será colocado as portas e janelas, você pode escolher entre esquadrilhas de madeira, ferro ou alumínio.
Hora do revestimento, esse é o momento onde começa o acabamento da casa, após revestido, coloque o piso de sua preferência, fazendo as instalações de bóia, registros da gaveta, limpeza, tanque, esgoto, eletricidade etc.

Acabamento
Chegou a hora do começo do acabamento da casa, após todo aquele estresse de qual cor escolher para seu cômodo, a pintura é muito importante na escolha para proteger a casa do sol e da chuva.Após a pintura da casa, divirta-se ao escolher todos os objetos de decoração, e boa sorte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *