Como chapiscar uma parede – aprenda as técnicas

Neste artigo vamos ensinar para as pessoas que pretendem construir suas próprias casas, e então quando chegam à parte do chapisco elas dão uma travada, por este motivo decidimos fazer um post lhe ensinando como fazer um chapisco corretamente.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo

Como chapiscar uma parede?

O chapisco é um tipo de argamassa que serve para revestir as paredes e tetos, facilitando assim a aplicação do revestimento posterior, como reboco ou texturas. Ele é aplicado em todas as paredes de uma obra, e pode ser feito de forma artesanal ou industrial.

O chapisco artesanal pé feito com areia fina, cimento e água. No caso do chapisco industrial já é comprado pronto, e é aplicado utilizando maquinas especializadas.

Como fazer a massa do chapisco

1°Passo: misture 3 baldes de areia, 1 de cimento e aditivos.

2° Passo: após misturar bem as três partes é necessário colocar água e misturar novamente até obter uma massa ideal para o chapisco.

Preparo da parede

  • Remova toda poeira que esteja sobre a superfície com jatos de água potável ou vassoura a fim de eliminar toda sua sujeira
  • Forre com uma lona todas as partes que você não queira que receba o chapisco.

Como aplicar o chapisco

Bom, feita a massa agora vamos aplicar o chapisco na parede, ele deve ser arremessado contra a parede com a colher de pedreiro com certa força de modo que ela penetre e se fixe no substrato. Feito o chapisco em toda a parede, aguarde 24 horas depois de feito o chapisco, a agora inicie o esboço usando uma argamassa na proporção de 1:5 de cimento e areia, ½ de cal ou um plastificante na proporção recomendada pelo fabricante.

Chapisco deve ser utilizada uma mistura de 1:2 ou 1:3 de cimento: areia

A espessura do esboço deve ter no máximo 20 milímetros

Caso seja necessária uma maior espessura, dar duas ou mais camadas de 10 a 15 milímetros observando um tempo de cura (ideal é 7 dias) entre as camadas.

A execução do revestimento pode ser simplificada pelo uso de argamassa industrializada. Essas argamassas são pré-misturadas pelos fabricantes e deve-se apenas acrescentar água na proporção definida na embalagem para o uso na obra.

Dependendo do produto que você irá utilizar, pode ser que seja necessário o uso de apenas uma camada.

A camada de chapisco deve ser o mais fino possível

1 lata de cimento

3 latas de areia fina

Esta porção da em media para passar o chapisco 30 m² de parede

Lembre-se, o chapisco será sempre exigido como base para revestimento de qualquer tipo de bloco, executado com argamassa no traço 1:3, empregando-se areia grossa.

Quando indicado pela escola, será utilizado chapisco de peneira no traço 1:3, cimento e areia média ou fina, para ser usados em muros.

Tipos de chapisco

Quando você estiver preparando o chapisco é recomendado que você não utilizasse o cimento de alto forno (CP III) ou pozolânico (CP IV).

Pelo fato do chapisco ser aplicado em fina camada, ocorre rápida evaporação de água de amassamento, assim fazendo que não haja tempo para as reações de hidratação da escória e da pozolana.

Leia mais sobre o chapisco clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *