Como calcular a inclinação de telhado – dicas, passo a passo

É muito comum existir dúvidas quanto ao cálculo da inclinação de telhado, muitas pessoas fazem um bicho de sete cabeças, quando na verdade, o procedimento é bem simples, mas como envolve cálculos e unidades de medida diferentes, onde em alguns momentos precisará acontecer a transformação das unidades de medidas, isso costuma gerar algumas dúvidas durante o processo.
Esse trabalho é muito importante, que precisa ser realizado com atenção pois é com base nesse cálculo que se tem conhecimento da cobertura que será feita no telhado. Hoje você aprenderá de uma vez por todas como calcular a inclinação de um telhado da forma correta.

Como calcular a inclinação de telhado - dicas, passo a passo
Como calcular a inclinação de telhado – dicas, passo a passo

Como Calcular a Inclinação de Telhado

Para determinar a inclinação de telhado o procedimento e até mais simples do que a maioria das pessoas pensam. A telha é a responsável por determinar o tipo de inclinação, logo, esse detalhe depende do tipo de telha que você pretende usar.
Existem vários tipos de telhas entre eles podemos citar as de barro, concreto e de vidro que são as mais utilizadas atualmente. E quem fabrica essa telha é que determina a inclinação da mesma.
Muito se ouve sobre os assuntos de inclinação, e quando se fala que um telhado tem 10% de inclinação, por exemplo, significa dizer que se ele tem 100 metros os 10 metros que fazem parte dele são inclinados.
Esse mesmo raciocínio é valido para porcentagens maiores, e é assim que se calcula a mesma. Um cálculo muito útil e que muitas pessoas utilizam, e é mesmo muito importante saber como calcular, pois quando precisarmos já saberemos como funciona. É importante saber como fazer para não errar e não ter problemas com a obra, sem contar que se der algum problema é necessário refazer.

Inclinação de Telhado

Essa inclinação é muito mais comum do que a maioria das pessoas pensam, ainda mais por que é fácil encontrar uma casa que tenha esse tipo de estrutura.
A inclinação serve para que a água possa escorrer nos períodos de chuva, logo é fundamental ter essa inclinação, ao mesmo tempo em que também é importante que tenhamos conhecimento de como o calculo deve ter feito, o que é uma informação fundamental.
Engenheiros civis e até mesmo o responsável pela obra podem estar fazendo o cálculo dessa inclinação para você, de modo que ele te passe todos os ângulos corretamente de como o mesmo está. Para que você tenha o caimento correto de acordo com o inclinação correta do seu telhado.
Calcular inclinação de telhado pode parecer simples, mas não deixa de ser importante, pois se ela for realizada de maneira incorreta, você poderá ter alguns problemas, como acúmulo de água em locais indesejados e como mencionados acima você mesmo pode fazer ou qualquer outro responsável pela obra, o importante é fazer a conta certa, assim não tem erro.
Siga as orientações que deixamos nesse artigo que você não terá problemas na hora de realizar o cálculo da inclinação do seu telhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *