Como baratear uma obra na construção de uma casa?

Como baratear uma obra na construção de uma casa? – Quem quer construir ou está construindo sempre necessita de dicas de economia para otimizar o orçamento da obra. Em tempos de crise, é importante saber como baratear uma obra na construção de uma casa sem pecar na qualidade dos materiais e do resultado final. Veja agora algumas destas dicas!

Projeto – Como baratear uma obra na construção de uma casa?

É preciso primeiramente compreender que todo projeto deve integrar mão de obra construtiva, materiais básicos e de acabamento. Este é o ponto de partida para a economia. E todo projeto tem um orçamento, integrado pelas necessidades do cliente e seus desejos, que devem caber dentro destes valores previamente estabelecidos. Logo, outra dica é ter noção do que será feito, sem que se altere muito depois – um dos maiores gastos estão em não se cumprir o projeto e o orçamento, agregando novas partes.

Pesquisar é fundamental

Quem está para construir não pode ter receio ou preguiça de pesquisa – desde a mão de obra até os materiais. É a dica mácima para quem quer saber como baratear uma obra na construção de uma casa. Especialista dizem que, por exemplo, em se tratando de acabamentos, pode-se economizar até 70% adquirindo os mesmos produtos em locais diferentes. É preciso se programar para conhecer o mercado e aproveitar as promoções, com muita paciência e dinamismo.

Como baratear uma obra na construção de uma casa?

Arquitetos e engenheiros

O projeto é parte grande do orçamento. Ele custará caro. Pesquisar os profissionais da sua região é essencial. São os arquitetos que geralmente são mais caros. Num projeto básico, o engenheiro pode resolver bem as suas expectativas. Mas ainda é preciso analisar e orçar a proposta de cada profissional.

Economize em mão de obra

Pedreiro, marceneiro, pintor, eletricista – são alguns dos profissionais que terá que contratar para a construção, e o preço de cada um varia bastante. Contratar os profissionais separadamente e contratar construtores possuem valores bem distintos, mas que devem ser avaliados  por quem quer saber Como baratear uma obra na construção de uma casa, dependendo do contexto.

Como baratear uma obra na construção de uma casa?

Material básico x Material fino – Como baratear uma obra na construção de uma casa?

O material básico é o mais econômico entre todos – areia, cimento, pedra, ferro, blocos, telhas, madeira, etc. Isso porque não variam muito de preço.  Já o material fino, ou de acabamento, é o mais caro – é neste quesito que você precisa ter cuidado na sua obra. A substituição de materiais por similares (sem que sejam inferiores em termos de qualidade) é ainda a melhor solução – o que nos leva novamente à importância da pesquisa.

Verifique os preços principalmente das madeiras estruturais do telhado, dos vasos sanitários torneiras, lustres, revestimentos (granito, mármore, porcelanato, etc.), portas, janelas e acessórios de decoração. E por falar em decoração, é indicado reservar 40% do valor da obra (a mais) para decorar a residência, caso ainda não tenha mobiliário.

Há muitos simuladores on-line de construção de casas. Para simular o orçamento da obra da sua casa, acesse este link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *