Cobertura de madeira – vantagens e desvantagens de seu uso

Cobertura de madeira – vantagens e desvantagens de seu uso

As telhas ao lado de outros materiais de construção são os mais comuns de ser encontrados, isso porque utilizamos elas para terminarmos de compor nossos telhados, e como vantagem, ajuda na proteção da residencia. hoje em dia existem diversos modelos de telhas, cada qual com a sua especificação, dependendo muito da aplicação e depende também da aparência que você deseja para sua residência, outro fator que podemos destacar são os custos que elas geram. Alguns modelos de telhas tem maior utilização, mas a telha sempre fica por conta de suas funcionalidades e suas belezas que a mesma proporciona ao ambiente. Neste artigo vamos falar de um modelo de telha que poucos conhecem, que é a cobertura de madeira. Saiba a baixo mais sobre esse tipo de telha.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo

Vantagens e desvantagens da cobertura de madeira

Não é muito comum encontrar coberturas de madeira no Brasil, mas existem poucas casas que possuem este tipo de telha, porem como já dito, em menor escala. Um dos principais motivos deste material não ser muito utilizado, é o fato que possui um alto custo e também uma vida útil muito baixa, uma vez que a madeira fica exposta a chuva, raios solares, ventos, além de suportar variações de temperaturas. Ainda não podemos descartar o fato de que ela é altamente inflamável, isto é, em caso de incêndio, ela facilita na proliferação mais rápida do fogo.

Apesar de suas diversas desvantagens, este tipo de telhado pode atrair algumas vantagens, com por exemplo, essas madeiras são retiradas de reflorestamentos e assim são medidas sustentáveis. Além da vantagem de ser sustentável, as coberturas de madeira também traz um visual mais bonito, e um isolamento térmico e acústico de uma qualidade surpreendente. Este tipo de telha se adapta a qualquer formato, inclusive para as pessoas que queiram construir um telhado em curvas, por exemplo.

Para as pessoas que optarem por colocar uma cobertura de madeira, lembre-se sempre que é necessário estar dando manutenção neste tipo de telhado, pois o mesmo é frágil para esta tal finalidade. Sempre que for realizar tais manutenção da telha de madeira, é necessário que você passe uma camada de produtos específicos para a proteção dessas madeiras. Esses produtos tem a finalidade de prevenir a proliferação do bolor, além de afastar os cupins, por exemplo, que causa o apodrecimento da madeira.

Para que você possa cuidar deste tipo de material, também é possível que se encontre seladores para que possa conservar mais o material contra o apodrecimento causado por goteiras, umidades, etc. Se você estiver mais duvidas sobre as cobertura de madeira, procure seu engenheiro ou arquiteto para que assim ele possa analisar suas planta e também o material que você deseja utilizar, assim ambos poderão esclarecer melhor as suas duvidas, e auxilia-lo melhor em sua decisão de utilizar ou não usar essas telhas de madeira em sua residencia. Vale a pena procurar também um marceneiro, para que ele lhe oriente na melhor madeira para utilizar nesta tal finalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *