Casa tijolo ecologico – Qual a vantagem, dicas, passo a passo

Casa tijolo ecologico

Esta planejando construir ou reformar então considere a possibilidade de optar por tijolos ecológicos. Esses blocos são compostos por área, resíduo de construção e passivos ambientais, é mais bonito, fáceis de manusear e tem uma economia comparada aos outros tijolos de 30 a 60% no final da obra. Pelo menos é isto que engenheiro e fabricantes garantem.  Mas o fato é que com este produto é excelente para o meio ambiente, já que em seu processo de fabricação não é necessita ir ao forno, eliminando a utilização de lenha e a derrubada de cerca de dez árvores para a fabricação de mil tijolos. Sem a queimada da lenha também não há fumaças e consequentemente não a emissão de gases de efeito estufa.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo

O gerente de projetos Ruston Albuquerque encantou-se pelo projeto a 15 anos, quando seu pai construiu uma casa onde era sustentável e ajudasse o meio ambiente, com o armazenamento de aguas de chuvas, utilização de madeira certificada e usando os tijolos ecológicos. Com a carência na época de materiais sustentáveis, a única solução foi ele mesmo fabricar seu próprio material sustentável. Pai e filho entraram nesta aventura juntos, na fabricação artesanal dos tijolos ecológicos. Em 4 meses a casa ficou pronta. A casa ficou do jeito de seu sonho, com os tijolos aparentes, uma grande área de jardins e até um elevador panorâmico.

Como é feito

Para que os tijolos fiquem prontos para o consumo final, os blocos modulares precisam ser curados. No inicio do processo, uma máquina trabalha o solo, que devem ter baixo teor de argila e metal orgânico. O montante é triturado e peneirado para receber areia, cal e cimento nas proporções ideais. O composto, então vai para um homogeneizador e depois para outra maquina onde é prensado. Já no formato de bloco, os tijolos são curados. Assim, o material é coberto por uma lona e descansa por mais ou menos 15 horas. Depois de ter feito isto, ele é reidratado e novamente curado por no mínimo 8 dias, com a umidade controlada.

Ruston garante que não é complicado. E explica por  que seus tijolos são ecológicos. Pelo fato dele não utilizar o barro vermelho, ele evita a degradação do meio ambiente causada pela exploração de jazidas de argila. Também não necessita de fornos ou de outros meios de queimadas em seu processo.

A cada mil tijolos ecológicos produzidos, de sete a doze arvores são salvas, assim por consequência eliminando a emissão de gases poluentes na atmosfera. Uma outra vantagem que vale a pena destacar é que por utilizar uma técnica construtiva moderna, reduz o desperdício de resíduos e o não precisa muito de recursos.

Outra vantagem é que o bloco é estrutural, o que os habita a receberem cargas com segurança. Ao mesmo tempo grautes de cimento embutidos nos tijolas faz com que você economize em ferragens e concreto. Isto faz com que o peço seja distribuído pela edificação de maneira mais equilibrada. Trazendo mais segurança para sua obra e moradores .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *