Dicas para resolver a dúvida: casa terrea ou sobrado?

Os benefícios e desvantagens de cada tipo de construção.

Quando temos o privilégio de planejar a construção de uma casa, a primeira dúvida que nos aparece é: o ideal é uma casa terrea, ou um sobrado?

É evidente que os primeiros aspectos a serem analisados para se chegar a uma conclusão são os próprios gostos e as características dos residentes

É recomendado, por exemplo, que pessoas com idade mais avançada morem em casas terreas, evitando assim o risco de acidentes domésticos. Pelo mesmo motivo, casas térreas são mais recomendadas quando há crianças na família.

Mas há ainda mais aspectos que são cruciais quando se trata da escolha do tipo de construção de uma casa. Conheça alguns deles:

As vantagens de uma casa terrea

Para além das facilidades com as pessoas de mobilidade mais reduzida e com crianças, devido às residências não terem cômodos divididos por escadas, as casas térreas também facilitam mudanças, deslocamentos dos móveis, e a própria limpeza da casa.

Desvantagens

Os custos com a construção de uma casa térrea podem ser maiores quando comparados aos de um sobrado. Isso porque, em primeiro lugar, é exigido um maior espaço para erguer a residência, portanto os custos com o terreno e com a cobertura da casa são maiores. Mas estes detalhes variam de acordo com o estilo e materiais utilizados na construção, assim como o valor da mão-de-obra contratada.

Mais do que um andar, as vantagens de construir e morar em um sobrado

Geminados ou não, os sobrados são vantajosos quando se há pequenos terrenos ou espaços disponíveis. Com a construção de um sobrado, é possível aproveitar melhor o espaço, e muitas vezes reduzir os custos das obras. Mas da mesma forma que acontece com as residências térreas, a questão dos custos é também relativa, e tem ligação direta com as escolhas dos residentes, tanto dos materiais que serão utilizados, como do estilo da arquitetura da casa.

Uma vantagem que pode ser destacada é que fica mais fácil garantir privacidade em um sobrado, com a separação do ambiente em, pelo menos, dois andares. Outro benefício de uma casa assobradada é a facilidade de se garantir uma maior ventilação à residência.

Os sobrados também permitem uma maior criação no que diz respeito às fachadas e varandas. Estilos diferentes de residências são possibilitados quando se opta pela construção de uma casa com mais de um andar.

E há desvantagens em construir um sobrado?

Ao contrário das casas térreas, os sobrados geralmente são as construções mais difíceis para pessoas com mobilidade reduzida. E se a intenção é diminuir as divisões possíveis dentro da residência, a casa térrea, como citado anteriormente, se torna a melhor opção aos moradores.

Aspectos a serem considerados na construção de uma casa

Não se esqueça de avaliar importantes detalhes ao planejar a construção da casa, seja ela térrea ou um sobrado.

É necessário analisar a topografia do terreno. Verificar se o local é muito inclinado, se são precisos ajustes na drenagem da água, ou se o local precisa de terraplanagem.

A residência, a menos que seja construída para fins de arrendamento, deve ser planejada de acordo com as características da família. Ao analisar as plantas de cada construção, facilidade, comodismo e enquadramento dos gostos e rotinas dos residentes são alguns dos aspectos a serem levados em consideração, assim como os custos previstos para as obras.

Veja alguns exemplos de casa terrea e sobrado:

casa-terrea casa-terrea0 casa-terrea2 casa-terrea3 casa-terrea4 casa-terrea5 casa-terrea6 casa-terrea7 casa-terrea8 casa-terrea9

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *