Casa ecologica – o que são? quais as vantagens, dicas, passo a passo

Muitas pessoas sonham em ter uma casa ecologica, ou pelo menos tentam fazer com que suas casas se tornem o mínimo poluente possível. Hoje em dia muitos engenheiros civis começaram a planejar casas belas, agradáveis, lindas, com ar puro e que principalmente ajude o meio ambiente.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo
Hoje em dia é possível aproveitar não só a água da chuva e do terreno, mas também muitas outras substanciam muito utilizadas em uma moradia. Atualmente virou rotina e você ouvir falar em economia de água, energia entre outros, por isso neste artigo vamos mostrar como ter uma casa ecologicamente adequada para o meio ambiente.

  1. O que é uma casa ecológica?

A casa ecológica é nada mais que uma casa que respeita o meio ambiente e tira partido do que a natureza dá. Por exemplo, uma casa com orientação ao norte, assim aproveitando mais da energia solar. Existem diversos materiais que causam baixo impacto ambiental na produção e ao longo da vida útil, como por exemplo, cerâmico, isolamentos, que são feitos de fibra de vegetais, cânhamo e celulose, tintas biológicas, vidros, cal, plásticos, etc.

  1. Como é feito uma casa ecológica?

As casas ecológicas têm que levar a consideração à construção, o terreno e a natureza que rodeia esta casa. As casas ecológicas de um tempo para cá ficara mais populares nestes países bem mais desenvolvidos como nos Estados Unidos e Canada. Por exemplo, uma construção ecológica utiliza madeiras com o certificado de origem correto, podendo utilizar rochas da região (granitos, calcários, etc.). Para a economia na parte elétrica pode ser utilizados oriundas da biomassa, ou painéis solares. A energia elétrica pode ser reduzida através de painéis fotovoltaicos, aerogeradores e turbinas (caso tenha corrente de água).

Bioconstrução: a bioconstrução encarrega-se de encontrar a harmonia entre a tecnologia, estética e a funcionalidade, que se integra no meio ambiente natural ou urbano. Tem como finalidade satisfazer o ser humano no assunto condições saldável, indo por um caminho onde si respeita o meio ambiente.

Na construção deve se levar em conta o local, realizando uma avaliação do meio ambiente e procurando o aproveitamento das energias passivas. A estética se integra na paisagem ou na arquitetura. Lembre-se que as construções devem estar sempre de acordo com o lugar e os materiais devem ser saudáveis.

Iluminação Zenital: as lajes são produzidas com um dispositivo de iluminação Zenital. Por ser acoplado, as luminárias são colocadas no teto da residência, assim refletem os raios solares sobre a superfície de globos leitoso, fazendo com que a casa tenha uma iluminação natural durante o dia, e economizando energia.

Energia limpa: há duas formas de energia sustentável, vamos começar pela eólica, ela provém dos ventos, é considerada a forma de energia mais promissora para o futuro. A energia eólica transforma a rotação dos moinhos em energia mecânica. A força da rotação faz ligar o gerador transformando o vento em energia.

A outra forma de energia é a dos painéis solares, tem a finalidade de converte a energia solar em energia elétrica. Muito conhecido como painel solas Fotovoltaico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *