Casa e construção – Como baratear os custos? dicas, passo a passo

Ao iniciar uma reforma em casa e construção, confira algumas dicas que podem ajudar a economizar

Quando planejamos o início de uma reforma na residência, seja uma casa ou apartamento, algumas ações podem ajudar na economia de tempo e, principalmente, dinheiro.

O primeiro passo é planejar os custos, fazendo uma lista da previsão dos valores que serão gastos com materiais e mão de obra. É necessária uma boa cumplicidade entre o proprietário e os profissionais que vão trabalhar na reforma, desde a formulação do projeto até o alinhamento das obras que serão feitas.

Confira a seguir algumas dicas de partes da casa em que é possível reduzir custos, e ainda assim finalizar a obra dentro do prazo esperado.

Casa e construção -  Como baratear os custos? dicas, passo a passo
Casa e construção – Como baratear os custos? dicas, passo a passo

Como calcular a inclinação de telhado – dicas, passo a passo
Acabamento

Uma das últimas etapas da reforma é aquela em que há também uma maior facilidade para se economizar. Com a diversidade de materiais disponíveis no mercado, é possível localizar opções que se adequem ao esperado pelo proprietário, sem perder a qualidade do serviço. Por exemplo, na pintura, é importante calcular a quantidade de tinta a ser utilizada de acordo com a área que será remodelada.

A utilização correta dos materiais, a utilização de ferramentas adequadas e a preparação do local a ser pintado são também medidas importantes, que envolvem um melhor aproveitamento e, como consequência, economia dos recursos financeiros.

Também vale a pena pesquisar os materiais em ponta de estoque à venda em grandes lojas, assim como materiais ecológicos – neste caso, não se esqueça de procurar por materiais que são certificados.

Casa e construção -  Como baratear os custos? dicas, passo a passo

Economizar desde a construção

Quando se há a opção de construir a própria residência, a dica é optar pelas casas pré-fabricadas para economizar. Além de serem mais económicas, também têm a vantagem de serem construídas mais rapidamente, quando comparadas às demais construções.

A escolha do terreno, no momento da construção, é também recomendável para facilitar e diminuir os custos.

Por dentro da casa

Diferentes truques podem ser utilizados para economizar nos gastos com os cômodos das casas. Os azulejos instalados sem chegar ao teto são exemplos. As meias paredes podem ser uma alternativa econômica e, ao mesmo tempo, estilosa.

Também vale a pena fazer uma pesquisa de peças de linha, padronizadas, para a instalação de pias, espelhos e gabinetes, por exemplo.

Já na instalação da bancada de cozinha, um substituto para o granito é o laminado. De boa aparência, este material é mais barato e a instalação também é muito fácil.

A parte elétrica da residência

É possível cortar gastos também quando pensamos nas instalações elétricas de uma residência. Parte crucial quando pensamos em obras, a instalação de interruptores e tomadas simples, o cálculo prévio das lâmpadas que serão necessárias para a casa e a utilização de um padrão monofásico disponibilizado pela concessionária local são algumas das ações possíveis. Mas é necessário ter atenção aos produtos utilizados, para evitar problemas sérios relacionados à problemas elétricos nas construções.

casa4

Lajes nervuradas – dicas,beneficios, passo a passo

Financiamentos e planejamentos

A economia com os materiais de construção passa por um bom planejamento financeiro, e muitas vezes os financiamentos de materiais de construção, junto às instituições financeiras, podem ser uma boa alternativa. Mas é necessário, novamente, fazer as contas se os juros cobrados e as alternativas de pagamento compensam a tomada desta modalidade de crédito.

Com disposição é possível reduzir bastante os gastos com reformas, sem perder a qualidade dos materiais e do serviço profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *