Como transforma uma laje em uma agradável area de lazer

A área que é necessária para a sua area de lazer vai depender muito do padrão de seu imóvel, porém, em apenas 10 ou 15 metros, já é possível que você faça algum desses projetos.

Se você possui algum espaço ocioso em uma laje na sua casa, é possível que você aproveite este ambiente de diversas formas e transforme-o em um ambiente muito mais aconchegante e prazeroso para você e sua família.
Alvará de construção – como conseguir ?
Como instalar coifa – dicas, passo a passo
Dicas de como comprar material de construção
Para muitos dos arquitetares, a laje que muitas pessoas deixam a deus dará, pode ser utilizada para o lazer, como por exemplo, colocar uma churrasqueira, forno de pizza, piscina, etc. para uma lavanderia ou até mesmo para as duas coisas ao mesmo tempo, dividindo assim o espaço com alguns elementos veteranos.

Para as pessoas que tem um terreno pequeno, este aconselhamento é o mais indicado, isso porque, normalmente as casas serão menores e esta seria uma area com uma boa incidência quanto ao sol.

Em muitas lajes também é possível que você faça um jardim suspenso, com espaço para relaxamento e leitura, ou até mesmo uma hortinha. Estas indicações são indicadas por causa da sustentabilidade, isso porque, esses telhados ajudam a diminuir os efeitos das ilhas de calor urbanas.

A área a ser feita para o lazer irá depender bastante do padrão de seu imóvel, mas, com apenas 15 metros é possível que você possa começar a construir o seu projeto. No entanto, independente do que você esteja querendo fazer, a laje que irá receber tal decoração deverá ser bem impermeabilizada para que assim possa evitar a infiltração, a impermeabilização é necessária, pois o mesmo não terá um telhado para sua proteção.

Outro ponto que deverá ser essencial para o seu projeto é ter um ponto de hidratação e iluminação para poder aproveitar o espaço também no período da noite. Preferencialmente, devem ser utilizados diversos revestimentos claros para não aquecer a edificação.

Veja a seguir algumas dicas de como você pode aproveitar a area sua laje

  • Área gourmet

Colocar uma bancada com uma churrasqueira ou um forno de pizza ou até mesmo utilizar uma churrasqueira portátil, que pode ser comprada em grandes supermercados.

  • Área de lazer com piscina ou spa e solarium
  • Área de serviço e lavanderia

Colocar uma bancada com tanque e área de varais.

  • Jardins suspensos com espaço para relaxamento e leitura.

Fazer um canteiro ou colocar grandes vasos com plantas ou até mesmo árvores frutíferas, como jabuticabeiras, além de pergolados e redes.

  • Hortas

Comece a aproveitar o espaço para o cultivo de alimentos em canteiros ou vasos.

Estrutura

Ao elaborar que um projeto de aproveitamento de espaço oferecido por uma laje, é preciso que você avalie a sua estrutura. Isso porque há lajes que têm a função de apenas de cobertura e não podem ser ocupadas para as outras finalidades sob o risco de desabamento.

Se você ainda não possuir um projeto executivo e original que deve buscar a ajuda de um profissional para a avaliação das condições das edificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *