Alvará de construção – como conseguir

Passo a passo de como conseguir o alvará de construção

Neste artigo iremos fornecer informações de como você pode fazer seu alvará de construção. Bom, então vamos começar.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo

Muitas pessoas desejam construir uma residência, mas nem sempre elas sabem do que é necessário para fazer uma casa, não estamos falando apenas dos materiais que são usados na construção, e sim da parte relacionada a documentação, isto é, estamos falando do alvará de construção que é preciso ter para seguir construindo algo.

Os procedimentos burocráticos e os documentos exigidos são praticamente os mesmos em varias cidades do país. O que varia é os valores das taxas e os nomenclatura dos requerimentos e alvarás. Para as pessoas que não sabe como funciona como fazer para ter esse alvará, está no lugar certo, pois vamos mostrar como esse procedimento funciona e como fazer alvará.

A seguir saiba como fazer o passo a passo de como fazer o Alvará de Construção

– Passo a passo de como conseguir o alvará.

Muitas pessoas se enganam quando pensam que é necessário tirar o alvará para todas as construções, mas como já dito não é bem desse jeito, pois tem algumas dessas construções que não é necessário, alguns exemplos que podemos citar é a execução de pequenas reformas, como por exemplo, elementos de cobertura, reparos em instalações elétricas, consertos em esquadrias e portas, pinturas, trocas de revestimentos, entre outra.

O que é necessário para conseguir tirar o alvará de construção.

Caso esse não seja o seu caso, e sua reforma terá que modificar a estrutura original do imóvel, ai sim é preciso ter o alvará para ter a aprovação que precisa para a execução da reforma.

Para que você consiga a liberação do alvará, é muito simples, o primeiro passo é separar e providenciar toda a documentação necessária, isto é, tem que ser em Xerox simples (sem autenticação).

– Documentos necessários para liberação do alvará

  • A cópia do último carnê do IPTU ou INCRA (não precisa estar quitado).
  • Uma cópia de um titulo de propriedade (escritura, formal de partilha ou contrato de compra e venda registrado em cartório).
  • Duas cópias do projeto
  • Duas cópias de carteira que comprove o registro do engenheiro responsável no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA)
  • RG e CIC do responsável pelo imóvel
  • Duas copias de seu Cadastro de Contribuinte Municipal (CCM)
  • Comprovante de regularidade da construção existente (caso você não possua, pode conseguir as cópias originais das plantas aprovadas do imóvel com a própria prefeitura).

 

Esses são os documentos que precisam ser apresentados na hora de fazer o alvará de construção. Todos esses documentos devem ser levados até a prefeitura de seu município e no setor responsável pela construção, todos seus documentos assim com a planta do imóvel, serão avaliados e com isso o seu alvará ficará pronto, caso tudo estiver dentro das normas, se a documentação estiver tudo correta e si o local escolhido para a construção estiver apropriado.

Agora que você já sabe que é bem simples de realizar a retirada do alvará, não tenha medo de ir até sua prefeitura e solicitar a autorização para que você possa começar a construir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *