Dicas de construção – Ferro e Aço

O mundo da construção civil está crescendo cada dia mais.
A cada dia que passa vemos mais a sua inovação, por exemplo, nos prédios altos com arquiteturas inovadoras, pontes, portões, condomínios, conjuntos comercias entre outros.

Como fazer churrasqueira?
Como Assentar Azulejo – Dicas, Fotos, Passo a Passo
Como calcular a inclinação de telhado – dicas, passo a passo

Vemos também uma evolução constante nas fachadas dos arranha céus onde encontramos diversos tipos de revestimentos com todos os tipos de cores e estilos diferentes, entre eles encontra-se o ACM (alumínio composto de material) chapas composta de 80% polietileno e 20% de alumínio, que faz de uma aparência metálica.

Entre tantos materiais diversos, os principais são o ferro e o aço.

Para muitos, são o mesmo material, porem qual a diferença entre ambos?

 

                                Ferro

 

O Ferro tem uma importância extrema e sempre vai estar presente na vida dos seres humanos em geral, encontramos ferro em moveis, automóveis, eletrodoméstico, objetos decorativos, molduras e etc.
O encontramos até em nosso organismo sendo o responsável pela coloração vermelha no nosso sangue.

Na construção civil antiga usaram muito mais o ferro do que nas construções atuais, pois seu uso foi substituído pelo aço, por ser um material mais resistente, leve e difícil corrosão.

É um minério encontrado na natureza em forma de pirita e hematita, semelhante a uma pedra ou um carvão na cor preta esparramada em algum local.

Por ser um metal facilmente oxidado pelo ar, o ferro é importante para o uso de ligas metálicas em corrente elétrica.

Diferente da forma que o encontramos, o ferro na sua forma quimicamente pura é branco e prateado.

 

 

 

Aço

 

Um metal resistente de baixa liga, o aço é uma composição de ferro e carbono que o torna muito mais leve e fácil manuseio em construções civis.

Substitui o ferro nas obras desde que foi inventado.             Existem vários tipos de aço, como por exemplo o aço inoxidável (Aço Inox), em talheres, vasilhames, taças de sobremesa etc.

Aços para construções mecânicas em ligas de eletro eletrônicos, aços de moldagem, aços temperáveis, aços rápidos em instrumentos e ferramentas, aços de baixa liga e por assim vai.

 

                                     Diferenças

 

Mesmo sendo confundidos, o ferro e o aço possuem características bem diferentes.

O Ferro é um minério cujo sua matéria bruta é encontrada na natureza diferente da sua forma física natural, contendo 100% de ferro, pesado, e por ser encontrado em uma mistura ele se torna vulnerável a corrosão e de baixa resistência, ao contrario do aço que nada mais é do que uma mistura de ferro com uma quantidade bem generosa de carbono que mantem o aço muito mais leve que o ferro, ajudando seu deslocamento em obras, sendo utilizados em pecas de montagens como cantoneiras, porcas, parafusos e tudo mais.

Podemos encontrar o aço também em forma de cabos, sim os cabos de aço que suspendem os balancis ou andaime suspensos nas obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *